O QUE É EXPOSIÇÃO RESULTADOS CÂMERA ESCURA PINHOLE FOTOGRAFIA PLANALTINA REFERÊNCIAS MULTIMÍDIA MEMORIAL EXPEDIENTE CONTATO

Resultados

Após a exposição, as sugestões de legendas para as fotografias foram tabeladas, categorizadas e analisadas. Aproximadamente 150 pessoas avaliaram as imagens e contribuíram com 2.325 propostas de frases.

As fotografias receberam um total de 1.860 legendas completas, que correspondem a 80% de todo o conteúdo. Alguns participantes apresentaram lacunas em suas manifestações.


É interesse notar que os espaços em branco diminuíram gradativamente do primeiro conjunto temático de imagens até o último. A redução das lacunas pode ser explicada pelo fato de que os participantes, ao praticarem escrever legendas, possivelmente se sentiram mais envolvidos com o tema e tiveram mais facilidade para propor os textos. Além disso, a exposição começa das fotografias cujo referente é menos evidente em direção às imagens mais verossímeis. Portanto, pode-se considerar que a linguagem fotográfica tradicional, que valoriza os traços do real, está mais enraizada na cultura da sociedade.

Por outro lado, as 1.860 legendas completas obtidas no processo indicam interesse por parte do público em participar, dialogar e interpretar as fotografias. A grande maioria dos textos revelou a polissemia e a diversificação de sentidos na interpretação das imagens. Inclusive, algumas frases indicam a aceitação do fim ou destruição do referente. Um exemplo disso são os textos que falam de explosão, hecatombe ou holocausto. O discurso das legendas também se aproximou da intertextualidade, mitologias e arquétipos.

No link abaixo, as fotografias são exibidas novamente associadas a um discurso proposto pelos participantes. O critério de seleção tentou privilegiar as associações mais singulares e inusitadas, que mais gerassem sentidos e interpretações.

Veja as imagens