O QUE É EXPOSIÇÃO RESULTADOS CÂMERA ESCURA PINHOLE FOTOGRAFIA PLANALTINA REFERÊNCIAS MULTIMÍDIA MEMORIAL EXPEDIENTE CONTATO

Anaconda

Inicialmente, o texto desta imagem era “A Igreja do final do século XIX lembra uma casinha ao longe” e a legenda proposta selecionada foi “Uma Igreja e uma Anaconda”. O nome Anaconda é comum para grandes cobras da América do Sul. O réptil alcança até seis metros de comprimento, sendo o mais comprido do Ocidente e o mais pesado do mundo. Encontrada nos rios de algumas regiões do Amazonas, a cobra mata sua presa por constrição (Microsfot Encarta [CD ROM], 1996).

A Anaconda também é personagem de lendas, como as narradas pelo escritor uruguaio Horácio Quiroga. No mito, a cobra convence os animais da selva que o homem é o inimigo mais cruel da natureza (QUIROGA,1961). Os contos de Quiroga enfatizam o fantástico, o onírico e as superstições (O GLOBO,1987). O interessante da referência à Anaconda nas legendas da fotografia é que não há nenhum referente ou elemento evidente que relacione a imagem ao mito. Talvez o formato um pouco circular da folhagem em volta da Igreja tenha gerado este novo sentido para a fotografia.

As demais legendas associam a imagem a um local de segurança ou a sentimentos de fé. O primeiro sentido está em 18 textos (quase 17%), como: “fazendinha”, “acolhida natural”, “um lugar de paz”, “um porto seguro” e “café quentinho com pão fresquinho”. O sentimento de fé, por outro lado, está em 26 legendas (24,5%), como por exemplo, “Igreja iluminada pelos céus”, “Igrejinha sob a luz celeste”, “a casinha humilde de Deus” e “sagrado”.

Outro texto que merece ser comentado é o “Havia vida antes de Brasília”, porque se remete à história de Planaltina. A região é mais antiga que a capital do país e foi fundamental para a construção de Brasília.

Por fim, o tema dos Óvnis é retomado em legendas como “Casa em abdução” e “Fazenda vista por ETs”. O termo foi discutido anteriormente na Fotografia 6 e provavelmente aparece associado à presente imagem devido à sensação de movimento e flutuação da casa (causada pelo tremido da fotografia).