O QUE É EXPOSIÇÃO RESULTADOS CÂMERA ESCURA PINHOLE FOTOGRAFIA PLANALTINA REFERÊNCIAS MULTIMÍDIA MEMORIAL EXPEDIENTE CONTATO

Colo de mãe

A fotografia recebeu originalmente a legenda “As árvores encobrem o templo de oração do Setor Tradicional de Planaltina”. Com a contribuição dos participantes, foi selecionado o texto “Colo de mãe”, que faz referência a um possível arquétipo materno. Segundo o psiquiatra Carl Jung (2008:91-94), há uma grande variedade de imagens que ocupam o arquétipo materno, como a mãe, a avó, a sogra e a figura de algumas santas. No sentido mais amplo, este arquétipo pode ser representado pela Igreja, a Pátria, a Terra e a Lua.

Os atributos do arquétipo materno são a sabedoria e a elevação espiritual (além da razão), a bondade, a fertilidade, o oculto e o cuidado. Na imagem acima, provavelmente o arquétipo foi associado por causa dos atributos de oculto (devido a abundância de sombras) e do cuidado (explicado pela palavra colo, que remete ao acolhimento).

Estas características do feminino (relacionadas à proteção, ao cuidado e ao oculto) podem ser encontradas em 14 legendas (13%). Alguns exemplos destes textos são: “resguardo”, “Protegida por árvores” e “A mata que protege a história”.

O enfoque no índice, isto é, na Igreja ou em elementos do templo, como a oração, é recorrente. Estes elementos aparecem em 28 textos (aproximadamente 26,5%), como: “templo de oração”, “orar sem ver o tempo passar, ao canto dos pássaros”, “o pôr-do-sol atrás da Igrejinha”, “Obrigada, Senhor, pela natureza e pela vida” e “o templo sagrado”.

As legendas também indicam certo interesse pela composição da imagem e pela escolha do enquadramento. Dentre os textos, há seis casos (5,5%) de referência ao fato da fotografia ter sido feita mirando a parte de trás da Igreja. Exemplos destas legendas são: “De costas para o passado”, “O pôr-do-sol atrás da Igrejinha” e “Igrejinha: visão de trás”. Talvez a atenção dos participantes pelo enquadramento se deva ao fato de que a maioria das imagens da Igreja é realizada pela frente e não há tantas fotos revelando o verso da construção.