O QUE É EXPOSIÇÃO RESULTADOS CÂMERA ESCURA PINHOLE FOTOGRAFIA PLANALTINA REFERÊNCIAS MULTIMÍDIA MEMORIAL EXPEDIENTE CONTATO

Apoteose

Inicialmente, a legenda desta foto era “Os céus protegem os devotos de São Sebastião” e, após a exposição, foi eleito o texto “Apoteose”. A palavra significa deificação, ou a inclusão de uma pessoa no número dos deuses. Assim, a apoteose se refere ao ritual de morte e enterro, ou ao tratamento dos reis, considerados divindades na Terra. Para o cristão, a apoteose se relaciona também à epifania, que é a aparição repentina e benévola de uma divindade salvadora (BORN, 1985:96-98,461).

O termo provavelmente foi selecionado porque a imagem enfatiza as nuvens no céu, acima da cruz da igreja, estimulando associações religiosas com a fé e a idéia de divindade. Inclusive, uma outra legenda ressalta este caráter divino gerado pela perspectiva e deformação da foto de pinhole. O texto afirma que “Por esse ângulo, a cruz é mais alta que as palmeiras!”.

Dessa maneira, o discurso religioso também se faz presente nas frases dos participantes, com especial destaque para o texto: “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de suas mãos”. Este é um trecho do Livro dos Salmos (BÍBLIA, 19:1), porém outras legendas mais curtas também indicam o uso do discurso religioso, como “Os céus e a Terra vos proclamam Glorioso” e “São Sebastião, rogai por nós”. Os textos correspondem a nove legendas, ou 8,5%.

Outras legendas indicam também uma comunicação entre uma divindade e os mortais. Exemplo destes textos são: “comunicação divina” e “Entre o céu e a terra, só a Igreja”. A recorrência é de nove legendas (8,5%).

Finalmente, cabe destacar uma legenda interessante pela metalinguagem. Isto é, o texto se refere ao momento de elaboração da foto e relaciona a imagem resultante com o processo fotográfico. A legenda é a seguinte: “Que São Sebastião proteja os fotógrafos que se ajoelham diante de seu templo!”.